Afinal, o que é metabolismo?
- Amanda Bechelli
- 12 de abr. de 2017
- 2 min de leitura
Com certeza, você já deve ter ouvido muita gente falar que não emagrece porque tem "metabolismo lento". Realmente, há uma relação entre o peso corporal e a taxa metabólica, porém, ela não acontece da forma como a maioria das pessoas imaginam. Isso porque o metabolismo nada mais é do que o número de calorias que o organismo utiliza para manter-se vivo, ou seja, respirando, bombeando sangue, produzindo energia, etc.
Algumas pessoas usam mais calorias para realizar esses processos básicos do que outras, mas isso não significa que o metabolismo delas sejam mais rápido ou lento, e sim está relacionado com os seguintes fatores listados abaixo:

-TAMANHO DO CORPO
Pessoas grandes têm taxas metabólicas mais elevadas do que as menores, afinal, elas têm mais células para manter funcionando.
- COMPOSIÇÃO CORPORAL
As células musculares são muito ativas, por isso exigem mais calorias do metabolismo para trabalharem. Só para ter uma ideia, enquanto 1 kg de massa magra (aqui, entra tudo o que não é gordura, como ossos, órgãos e músculos) queima cerca de 30 calorias por dia, 1 kg de gordura só utiliza 4.
- IDADE
Com o envelhecimento, naturalmente perdemos massa muscular, por isso a queima calórica diminui.
- GÊNERO
Os homens apresentam taxas metabólicas mais elevadas do que as mulheres por serem maiores e terem mais músculos.
- RESTRIÇÃO CALÓRICA
Ao reduzir radicalmente as calorias da dieta você desacelera os processos metabólicos, já que o corpo entende que precisa poupar calorias se quiser manter-se vivo.
MANEIRAS DE IMPULSIONAR O METABOLISMO:
1. Comer quantidades adequadas de proteína todos os dias. O nutriente é essencial para a construção e reparação do tecido muscular.
2. Ganhar e fortalecer a musculatura. Com dieta e treino adequados, isso pode ser feito em qualquer idade.
3. Intensificar a atividade física. Ao se exercitar, você preserva a massa magra e compensa eventuais quedas na taxa metabólica provocadas pela redução no consumo calórico.
Texto por Susan Bowerman - Nutricionista, Mestre em Ciência dos Alimentos e Nutrição, Membro da Academia Americana de Nutrição e Dietética (FAND), Diretora Global de Treinamento de Nutrição Herbalife.
Comentários