E esse tal Jejum Intermitente é saudável?
- Amanda Bechelli
- 26 de out. de 2017
- 3 min de leitura

Ultimamente tenho acompanhado nas redes sociais e na mídia o assunto sobre Jejum Intermitente (JI). Antes qualquer coisa seja dita, já oriento á todos que se optar em realizar o Jejum Intermitente, você deverá ser acompanhado por um profissional da saúde, não brinquem com a saúde de vocês! Dito isso, vamos começar!?
O jejum é uma prática milenar e existe em várias culturas e religiões, povos passavam dias sem comer. Nossos antepassados já faziam jejum quando não encontravam a caça para comer, nesta época nosso corpo era totalmente direcionado a usar como fonte de energia aquilo que ele sempre foi programado a usar, nosso estoque de gordura. Hoje em dia não deixamos que nosso organismo atue da forma que ele foi feito para atuar, ou seja, gerando energia através de gordura, pois sempre e a todo momento temos disponível o alimento que fornecerá energia de forma imediata, através dos carboidratos, logo este estoque de gordura não é metabolizado, gerando hoje essa prevalência cada vez mais crescente de pessoas obesas.
O JI é um jejum planejado e programado por um tempo determinado. Existem formas diferentes de planejar o JI, ele pode ser feito com menos horas e se prolongar por muitas horas. Existem os casos de 8 horas, 12, 16, 18, 20 e 24 horas. Pode ser realizado até 3 vezes por semana. Os efeitos do JI fundamentam-se na expressão de alguns fatores como o SIRT-1 e CPT-1, principalmente. Esses fatores estão envolvidos com o aumento da capacidade antioxidante e oxidação de gorduras. Além disso, há diminuição de LDL colesterol, redução dos níveis de insulina e modulação de processos inflamatórios. Já existem alguns estudos falando sobre maior expressão desses fatores (SIRT-1 e CPT-1) em alguns tipos de JI com mais horas de duração.
Vamos usar como exemplo um tipo de JI que já dura 12 horas. No JI de 12 horas faz-se a última refeição às 12h00 e deve-se fazer a próxima refeição as 12h00 do dia seguinte, na hora do almoço. As horas de sono também devem ser contabilizadas nas horas do JI, afinal, você não estará comendo, certo?! Não irá fazer café da manhã e lanches da manhã nesse período. Dica importante: Evite nesse período carboidratos ruins, proteínas e gorduras. A produção de corpos cetônicos, a partir da gordura corporal, começa a reagir nas úlrimas 6-8 horas do jejum, ou seja, pela manhã!
Para auxiliar use e abuse de água, chás, cafés e suco de limão, porém essas bebidas não devem conter açúcar ou adoçantes, pois de forma natural essas bebidas não quebram o jejum, por não conterem quantidades suficientes de macronutrientes para fornecimento energético.
O JI é mais indicado para pessoas que já tenham consciência alimentar, que já estejam familiarizados com a famosa reeducação alimentar, pois estas pessoas já entendem o que significa seguir um plano alimentar pré determinado. Além disso a avaliação do profissional de saúde é de extrema importância para entender como esta a capacidade desentoxicante, qual perfil genético do paciente e principalmente, e acima de tudo, se a alimentação saudável faz parte da vida dessa paciente, ou seja, se ele tem um bom consumo de gorduras de boa qualidade, proteínas e carboidratos de baixo índice glicêmico e se tem costume de tomar água e chá.
Alguns estudos afirmam que o JI é recomendado á pessoas que buscam redução do percentual de gordura, melhora de foco e concentração, melhora dos níveis hormonais, principalmente leptina, insulina, testosterona e GH. Com isso a melhora em quadros de diabetes e dislipidemias.
O Léo foi colocar a prova a eficácia do JI, e os resultados foram assombrosos! Ele sentiu mais força, os músculos mais firmes, perdeu 3kg em 4 dias, abaixou 4,3% de percentual de gordura e teve aumento na musculatura. Ele adorou os resultados, não gostou muito dessa história de não poder comer doce (afinal de contas ele é uma formiga!), mas ele afirma que vale muito a pena pra atingir bons resultados, e ressalta: "Não façam JI sem o acompanhamento de um profissional da saúde. Eu tive a Amanda do meu lado o tempo todo, tomando conta de todo o processo. Então, fiquem espertos! Com sua saúde não se brinca".
Comments